sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Amigo

Um dia destes, de madrugada, liguei a TV durante um assaulto costumeiro à cozinha. Uma reportagem mostrava o valor do apoio psicológico que as amizades possuem em pessoas com problemas de saúde.

Vou confessar que odeio estatísticas e estudos assim pois, mesmo que feitos com grande seriedade, ainda pegam um exemplar finito de pessoas e que ainda é incapaz de retratar todas as pessoas, mas os dados são de que, de fato, as amizades são capazes de reduzir o tempo de tratamento e aumentar as chances de recuperação gigantescamente.

Outro dado que me recordo é o de que o temor da maioria dos brasileiros, em sua velhice, é da solidão.

E pra quê estou dizendo isto? Bem, por uma simples razão: existe uma grande divergência no conceito de amigo e colega, e é comum que as pessoas confundam isto.

Colegas são pessoas que estão à sua volta. Conhecidos seus, pessoas com quem você se relaciona, mas que não há um forte vínculo. Amizade: (do latim amicus; amigo, que possivelmente se derivou de amore; amar, ainda que se diga também que a palavra provém do grego) é uma relação afetiva, a princípio sem características romântico-sexuais, entre duas pessoas.

Outro conceito aparentemente errôneo, em minha visão, é o amor. "Amor de mãe", para mim, é a mais estúpida definição de "amor sem desejo". Existe um problema na definição do amor, que o torna ambíguo. Não é bem o tema, mas separemos aqui como amor e paixão, sendo que a paixão envolve as características romântico-sexuais no relacionamento, enquanto que o amor expressa a ternura, afetividade, compaixão e outros tantos sentimentos já descritos e muito bem definidos por aí.

Sendo assim, uma vez que entendemos o que significa amizade, e sua origem é proveniente do substantivo amor, e que conhecemos o amor como sendo um sentimento que envolve ternura, preocupação, zelo, compaixão, cuidado e tantas outras coisas, percebemos que boa parte das amizades é, no mínimo, superficial. Ou então, não passam de coleguismo.

Depois de muito pensar a respeito disto, percebi que seria incapaz de ser amigo de todas as pessoas existentes no mundo. Gostaria de amar a todos, mas de acordo com meu texto anterior, há divergências entre as pessoas e, consequentemente, fazemos seleções. Sendo assim , optei por amar de fato aqueles que eu considero amigos.

Por amar, quero dizer que tento alocar todos os sentimentos envolvidos na definição de amor em todos aqueles que me preocupo e escolho. Desisti do meu ultra-romantismo e de minha esperança de curar o mundo todo. Não consigo amar a todos. Posso sim ter compaixão pelos que merecem, me importar, mas honestamente, optei por não dedicar a minha vida inteira a outros. Taxe-me de egoísta novamente, e isto apenas demonstrará que você não me conhece o suficiente.

Amizade possui um valor muito poderoso, e combinada ao texto da semana passada que fala a respeito da seleção que devemos fazer relacionada às pessoas com quem convivemos, me permitiu ter uma visão muito equilibrada em meus relacionamentos inter-pessoais. É um assunto que pode se estender por horas de conversa, e se você algum dia tiver interesse em discutir, estarei inteiramente à disposição.

Para concluir, recomendo que você reflita quanto ao valor que dá às amizades. Não só isto, mas que você se preocupe em tentar enxergar bem quem são pessoas que podem de fato ser verdadeiros amigos. Lembre-se que amizade é muito mais do que alguém engraçado, ou alguém que tem boa pinta. A amizade é um sentimento muito mais forte do que tudo isto. Uma vez que você enxergue seus amigos, os abrace. Faça isto com sua alma, e guarde-os para sempre, ou pelo menos, pelo tempo que lhes for permitido.

The very best of friendship: http://www.trulylovable.com/get/friendship-wallpapers/the-very-best-of-friendship.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário